Depoimentos

Lucivan Freitas

Escola profissional de ensino fundamental e médio padre Jose Nilson ou somente o Colégio do padre. Este era o nome da escola quando estudei entre os anos de 1997 e 2002 Construí grandes amizades na adolescência, que carrego ate hoje graças a escola. Não fui um aluno excelente, mas responsável, grande parte desta responsabilidade, aprendi sim no Colégio Padre José Nilson. Aqui aprendi valores que ate hoje me norteiam na vida profissional, aqui aprendi a respeitar e amar ainda mais minha família e amigos, aqui aprendi o sentido da vida, graças a Deus!

Hoje a escola mudou bastante, conseguiu acompanhar as novas gerações, mas manteve e reconhece a importância do passado no presente. Pensando nisso este ano matriculei meu filho Miguel de 13 anos no CPJN, pois espero que aqui ele possa adquirir conhecimento acadêmico e humano alinhado com o respeito a todas as pessoas e crenças.

Acredito na proposta da escola, educar com amor faz toda diferença, acredito no corpo docente, acredito no espaço físico acolhedor e acima de tudo acredito nos valores: Amor, respeito, dignidade e ética. Dos quais espero que meu filho possa compartilhar.

Psicólogo

Ex-Alunos

Thiago Rebouças

1992. Esse era o ano em que eu tinha 6. E naquele ano, um fato marcante; havia mudado de uma escola pequena do jardim da infância para o Colégio, que visto do meu tamanho na época, era muito maior do que de fato é. Ainda dá pra lembrar do Padre José Nilson entrando como gigante de túnica e sendo praticamente atropelado por todas as crianças que corriam em sua direção, quase que como uma competição para ver quem chegava primeiro para ganhar um abraço.

O emblema do uniforme era o que tinha um homem com uma criança nos braços saindo de uma chama. Aos 14 anos eu ainda estava lá. Anos 2000. A época era outra. A gincana cultural era uma das mais conhecidas (e porque não importante?!) de todos os colégios que havia naquele e em bairros vizinhos. Todos queriam participar, até os alunos das outras escolas e a ansiedade pelo evento era incalculável. Quanta lembrança boa! Seguindo no tempo, aos 17 anos, era 2003.

Tempo de Terceiro ano, de inicio do ENEM, e de tantas outras novidades… As salas eram diferentes, o pátio era diferente, a cantina era diferente, mas o carinho dos professores, a atenção, o empenho, e a vontade de ensinar os alunos a alcançar o voo, era maior que qualquer construção material. Não tínhamos ar condicionado, nem quadra de esportes, nem biblioteca, nem câmeras, mas tínhamos suporte, incentivo, exemplo de vida e mais que tudo, tínhamos uma família de professores, coordenadores e diretor, sem esquecer do inspetor, da tia da cantina, e da limpeza que faziam daquele, um doce lar.

Hoje, em 2016, tenho 30 anos. Sou ator pela escola de Teatro PUC-MG, e escritor com a publicação do Livro “Aos Navegantes” registrado na Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura. Retornei ano passado, em 2015, para dividir em uma palestra com os alunos de pré-vestibular. E embora a estrutura fosse muito mais moderna, do que na minha época, no meio de tantas mudanças, o respeito e o compromisso com os alunos ainda era o mesmo, permanece intacto. O futuro de uma pessoa se desenha pelas escolhas ela faz e por quem a acompanha na estrada. E essa escola que eu chamo de minha até hoje, foi fundamental, para que junta com minhas escolhas, eu pudesse me tornar quem sou.

Ex-Alunos

Maria do Livramento

Trabalho no Colégio Padre José Nilson desde 2006 aqui tenho a oportunidade de participar da vida de muitos alunos e pessoas do bairro do Mucuripe, vejo pessoas que queriam crescer tendo essa oportunidade através dos ensinamentos dos professores. Assim como, quem não quer, abrir mão de um futuro digno simplesmente por não querer estudar.

A história do Colégio Padre José Nilson é longa, esse ano completou 48 anos, e desde quando cheguei vejo as mudanças acontecerem a cada ano, vejo o CPJN (como dizem os alunos) acompanhar as mudanças que ocorrem lá fora.

Mudanças para melhor, pois agora o aluno do Colégio tem as mesmas coisas que um colégio grande oferece.

Tenho orgulho desse Colégio e gosto muito de estar aqui, participando dessa história, que também é a minha história. Vejo cada aluno desse como meu aluno também, porque não sou professora deles, mas sei que também posso ensinar muitas coisas boas a eles.

Maria do Livramento – “Tia Pequena”

Funcionários

Maria Paula

Início agradecendo a toda a equipe que compõe o Núcleo Infantil do Colégio Padre José Nilson, pela dedicação, carinho, gestos de afeição para com minha filha. Fico feliz ao vê-la empolgada com as culminâncias dos projetos, com atividades e tarefas… Onde cada descoberta é um novo aprendizado e o mais importante é passado com muito amor.

Antes ela chorava por não querer ir para escola, hoje chora pedindo para levá-la… Isso não tem preço… Obrigada!

Maria Paula – mãe da aluna Maria Fernanda – Infantil

Pais

Daniele Vieira da Silva

Meu nome é Daniele Vieira da Silva, faço parte do Colégio do Padre desde 2004, quando minha filha Dayane veio estudar aqui na 4ª série e ficou até o ano passado quando terminou o 3º ano médio e entrou na UFC e está cursando Química.

Sempre tive um relacionamento muito bom com os professores, coordenação, direção, funcionários em geral; quando surgia algum problema, conversava com o Miguel ou com a coordenadora e logo era resolvido.

Minha filha sempre fala que o Colégio Padre José Nilson tem professores excelentes como o professor Albenir, Jefferson de biologia, a Rosa de matemática, Maria do Carmo entre outros que foram muito importantes na sua vida, sempre incentivando.

Ainda vou passar alguns anos fazendo parte do Colégio, meu filho Paulo Miguel estuda aqui desde o 1º ano, hoje está no 9º ano, também passou por professores excelentes no Fundamental I, professora Alice, Rosângela, Aline, Vânia, Glauber, Iracélia, Lázaro e outros.

O Colégio cresceu muito em todos os aspectos, e como diz o Miguel “vai mudar ainda mais e pra melhor!”. Acho que as famílias deveriam participar mais do colégio, conversar com os professores, porque as vezes existem problemas que uma simples conversa entre os alunos, pais e colégio podem ser resolvidos. Tenho um carinho enorme pela Adriana que sempre foi uma pessoa muito atenciosa comigo e meus filhos, assim como o Miguel e a Rosângela.

Sou uma mãe que sempre busco o melhor para meus filhos e escolhi o Colégio Padre José Nilson porque confio no trabalho de todos que fazem parte dessa família.

Mãe de Dayane Vieira de Sousa (ex-aluna) e Paulo Miguel Vieira de Sousa (9º ano)

Pais

Pedro Henrique Rebouças

Eu não sei com que palavras ou de que forma eu posso falar desse maravilhoso lugar que é o Colégio Padre José Nilson, este verdadeiro templo do saber, onde realmente eu achei o meu espaço através das inúmeras atividades realizadas ao longo dos anos em que estou aqui.

O Colégio Padre José Nilson é a minha segunda casa, toda essa equipe eu considero como minha família, em toda a minha vida de estudante eu nunca me senti tão bem compreendido e realizado, e por toda minha vida eu sempre lembrarei e me orgulharei em dizer fui e sou eternamente aluno do Colégio do Padre.

O CPJN mudou muito nesse último ano! Desde que eu entrei, ganhou novas tecnologias, melhorou a estrutura e passou por grandes reformas estruturais e pedagógicas no colégio como todo.

As melhorias realizadas beneficiaram tanto aos alunos quanto aos professores que podem utilizar de novas tecnologias para a ampliação do conhecimento, assim como em uma melhor aprendizagem.

Fazer parte do CPJN é fazer parte de uma grande família, ter muitos amigos e mais que isso ter uma ótima qualidade de ensino, por isso dá gosto de ser aluno CPJN.

Parabéns ao Colégio e toda equipe que faz parte do colégio, sou muito feliz por estudar aqui obrigado a todos do fundo do meu coração.

Ex-Alunos

Pedro Henrique Marques de Andrade

No colégio do Padre José Nilson eu aprendi não somente as matérias necessárias à minha formação profissional, aprendi principalmente os valores que norteiam os seres humanos durante toda a sua vida ética, respeito às leis, respeito ao próximo, esse colégio tem prestado serviços muito importantes na área da educação e formação de pessoas.

Gostaria de agradecer ao Padre José Nilson a quem tive a felicidade de conhecer de perto   que ele receba esse meu agradecimento onde ele estiver e a todos os professores, diretores e demais funcionários da minha época e a vocês da nova geração que estão dando uma nova cara ao colégio, está muito bom mesmo.

Administrador de Empresas

Ex-Alunos

Ingrid Costa Cardoso

Eu faço parte dessa história!

Entrei no Colégio Padre José Nilson no início do meu Ensino Médio em 2009 e ao chegar no Pré-vestibular em 2011, fiquei com uma certa tensão, medo do desconhecido; mas o acompanhamento psicopedagógico, que o Colégio oferece, fez com que no dia das provas eu me sentisse no Colégio, tanto nas provas do ENEM quanto na URCA; pois tive no Colégio oportunidade de participar de treinamentos, simulados com provas no estilo do vestibular e os testes vocacionais que fizeram com que eu tivesse certeza do que estava fazendo/querendo.

Então, com meu esforço e apoio do Colégio, passei entre as primeiras colocadas no ENEM para Automação Industrial e na URCA para Direito; hoje estou cursando Direito e agradeço muito ao Colégio Padre José Nilson por tudo que me proporcionou, pelo apoio e incentivo de todos.

Ex-Alunos