Educação Infantil

Diferenças que contribuem para resultados significativos

A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.

Com base nos princípios que norteiam o processo de aprendizagem, pode-se definir que o objetivo relacionado à educação infantil está direcionado ao desenvolvimento de capacidades e não de comportamentos, portanto, a educação infantil tem um papel socializador e a função de propiciar às crianças de diferentes faixas etárias situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas para que as mesmas possam ter um desenvolvimento integral envolvendo capacidades de ordem:

  • Física: aquelas associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais.
  • Cognitiva: estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar.
  • Afetiva: estão associadas à construção da auto-estima.
  • Estética: associadas à possibilidade de produção artística.
  • Ética: associadas à possibilidade de construção de valores.
  • Relação interpessoal: associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o convívio social.
  • Inserção social: associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro de um grupo, de uma comunidade e de uma sociedade.

A Educação Infantil do Colégio Padre José Nilson é ofertada para turmas distintas, separadas em função da faixa etária dos alunos:

  • INF. 01 – Alunos que completam 01 anos durante o ano letivo;
  • INF. 02 – Alunos que completam 02 anos durante o ano letivo;
  • INF. 03 – Alunos que completam 03 anos durante o ano letivo;
  • INF. 04 – Alunos que completam 04 anos durante o ano letivo;
  • INF. 05 – Alunos que completam 05 anos durante o ano letivo;

O trabalho realizado com os alunos é feito através de atividades direcionadas para as seguintes áreas do conhecimento:

  1. Linguagem Oral e Escrita ;
  2. Matemática;
  3. Natureza e Sociedade;
  4. Identidade e Autonomia;
  5. Artes Visuais;
  6. Música;
  7. Educação Física;
  8. Informática;
  9. Língua Estrangeira.

As atividades direcionadas para a área de Linguagem Oral e Escrita, de Artes visuais, de Matemática, de Natureza e Sociedade, de Identidade e Autonomia e de Música serão ministradas pelo próprio professor da sala que deverá ter a habilitação mínima de Magistério com especialização em Estudos Adicionais de Pré-Escola em nível de Ensino Médio. Já as atividades de Língua Inglesa, de Educação Física e de Informática serão ministradas por professores habilitados em suas respectivas disciplinas.

Além das atividades discriminadas, os alunos da Educação Infantil participam de projetos extracurriculares, implantados pela escola, conforme planejamentos elaborados pelos professores, de acordo com a faixa etária dos alunos.

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