Ensino Fundamental II

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Estar no Ensino Fundamental II é um momento de transição e descobertas, pois o aluno terá  mais professores, mais disciplinas e mais responsabilidades que no Fundamental I. Enquanto aluno do Ensino Fundamental II tem a possibilidade de vivenciar um ganho notável de independência e autonomia – um processo no qual a colaboração dos pais é fundamental, pois as habilidades de leitura, escrita e cálculo são aprimoradas e, em novo contexto, cultivam-se as competências para lidar com a diversidade e conviver harmoniosamente com a sociedade e com o meio ambiente.

A Lei Federal 9394/1996, com base no currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB, em seu texto original, define que “os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela” (art. 26).

Com isso, o Ensino Fundamental II do Colégio Padre José Nilson tem por objetivo a formação básica, buscando o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Pesquisa – No Ensino Fundamental II, ampliam-se os conteúdos acadêmicos estudados. Conhecimentos mais estruturados e mais abstratos passam a integrar o programa de disciplinas como Ciências, História, Geografia, Física e Química. As atividades pedagógicas tanto permitem uma compreensão aprofundada da realidade como propõem aos alunos novas visões do mundo científico e dos fenômenos sociais. Aqui, o processo de ensino-aprendizagem valoriza a investigação, a construção de hipóteses e a verificação de sua viabilidade.

Linguagem – Neste campo, ocorre o aprofundamento dos conhecimentos de Língua Portuguesa, Inglês e Matemática, bem como a inserção de aulas de Espanhol no currículo. O trabalho desenvolvido em Língua Portuguesa envolve especialmente atividades de compreensão e interpretação de texto.

Ludicidade –  Mais uma vez, as atividades lúdicas estão à disposição do aluno, favorecendo o desenvolvimento de competências essenciais à socialização e à formação integral. O Xadrez passa a ser oferecido como atividade extracurricular, que também ganhará mais duas opções culturais para complementar a formação dos alunos: Coral e Teatro. Com foco no aprendizado as aulas de campo são preparadas, assim como as Gincanas: Cristã, Junina, Esportiva, Científica e Cultural, possibilitando o pleno desenvolvimento do indivíduo de forma lúdica.

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