Ensino Médio

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Enquanto etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio tem como finalidades a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação básica para o trabalho e cidadania do educando, a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos e o aprimoramento do educando como pessoa humana.

Dessa forma, a proposta pedagógica do Colégio Padre José Nilson está embasada nestes referenciais legais:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), que trata da organização, dos objetivos, do currículo, dos conteúdos e das diretrizes de ensino.
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, embora não exerçam papel normativo, apresentam-se como referência para o desenvolvimento das atividades neste nível de ensino.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, linha de orientação reguladora da organização do currículo, constituído de conteúdos, de competências e de habilidades que embasarão o processo de ensino aprendizagem.

Desta forma, o Ensino Médio têm por objetivo a formação básica do cidadão mediante:

  • A compreensão da cidadania como um conjunto de direitos e de deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia a dia atitudes de participação, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e às discriminações, respeitando o outro e exigindo, para si, o mesmo respeito;
  • O posicionamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • A percepção do ser integrante e dependente e agente transformador do ambiente natural, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável e melhoria do  meio ambiente;
  • O conhecimento e a valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de gênero, de raças e de outras características individuais e sociais;
  • O conhecimento das características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, enquanto meio para construir progressivamente a noção de identidade pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
  • O desenvolvimento do conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança, com autonomia e com criatividade na busca de conhecimento e de  elevação social;
  • A utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e para comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais;
  • A utilização da língua portuguesa para compreender e para produzir mensagens orais e escritas com contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções de comunicação;
  • A utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

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