Tempo Integral

01

O Sistema de Tempo Integral funciona através de um amplo conjunto de atividades diversificadas que possibilitam uma formação mais completa ao aluno.

Nele, as crianças vivenciam uma rotina voltada para o desenvolvimento de hábitos, atitudes, competências e habilidades esperadas em cidadãos de bem.

O STI CPJN é oferecido da Educação Infantil ao 7º Ano do Ensino Fundamental II

O Sistema de Tempo Integral ou STI é um sistema de ensino em que o aluno permanece na escola durante dois turnos, cumprindo tanto as atividades curriculares (inclusive as tarefas rotineiras que no sistema tradicional de um tempo são indicadas para realização em casa) como as atividades extracurriculares. Na realidade o S.T.I. é uma tendência de ensino moderno em nosso país, existente nas nações do Primeiro Mundo, estimulada pelas características de vida e necessidade da família nos tempos atuais.

O formato do período integral mudou. O aluno não passa o dia todo estudando – ao menos não no sentido tradicional, duelando com livros e cadernos. O S.T.I conta com aulas mais leves – artes, informática, recreação, etc. – e a orientação de estudos, em que os alunos fazem a lição de casa e estudam com a ajuda de professores. Também é propiciado ao aluno momentos de lazer e convívio social.

O Período Integral do Colégio Padre José Nilson atenderá alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II (1º ao 7º ano) tendo como objetivos:

  • Fundamentar nos projetos da modalidade de Período Integral a proposta pedagógica sócio-interacionista;
  • Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, abrangendo as áreas cognitivas, emocional, social, física, psicológica e espiritual;
  • Criação de um espaço seguro, agradável, cheio de estímulos e atividades pedagógicas. Um ambiente não meramente de apoio, mas que vise e garanta a formação integral da criança, através de uma equipe multidisciplinar;
  • Oferecer às crianças um ambiente limpo, seguro e atencioso, onde elas possam aprender sobre si mesmas e o mundo ao seu redor. Desenvolver hábitos de higiene;
  • Proporcionar às crianças um ambiente onde o estudante que esteja construindo conhecimento sinta-se estimulado para o processo de ensino-aprendizagem. Acreditando, dessa forma, que o conhecimento não é o único responsável para o desenvolvimento integral, é preciso desenvolver as habilidades individuais e incentivá-lo a construir autoconfiança;
  • Proporcionar uma maior socialização da criança. Enriquecendo as vivências, adaptando-as ao mundo em transformação. Segundo Vygotsky, na ausência do outro, o homem não se constrói. A interação que cada aluno estabelece com determinado ambiente é relevante para a chamada experiência pessoalmente significativa. Tal experiência de aprendizagem é necessariamente mediada ativamente por um educador;
  • Acompanhar as tarefas de casa ou pesquisa, desenvolvendo o senso de responsabilidade e organização e ainda proporcionar momentos lúdicos diários, pois brincar é fundamental para o desenvolvimento psicomotor, emocional, intelectual e social do educando;
  • As crianças aprendem a realizar e organizar tarefas de casa, recebem noções sobre boas maneiras, desenvolvem hábitos e atitudes, aprimoram a arte de conviver, incorporam a importância da higiene pessoal e ambiental para a preservação da saúde e participam de atividades artísticas e culturais, bem como de lazer dirigido.

Horários do STI CPJN
– 7h05 às 11h – Turno regular
– 11h às 13h30. – Banho, almoço e repouso
– 13h30 às 15h30. – Acompanhamento nas tarefas de casa
– 15h30 ás 15h45- Lanche
– 15h45 ás 17h30- Atividades Extracurriculares

Programação
– Aulas regulares no turno da manhã.
– Intervalo: banho, almoço e descanso. As crianças são acompanhadas por profissionais durante todo o período.
– SAT – Sistema de Acompanhamento de Tarefas: os professores orientam o aluno na resolução das tarefas, tirando dúvidas.
– Atividades Extracurriculares: atividades pedagógicas, atividades esportivas e artísticas definidas de acordo com a faixa etária e aptidão do aluno.

SERVIÇOS ESPECÍFICOS

Acompanhamento pedagógico
As crianças são acompanhadas por orientadores na realização das tarefas e estudos regulares.

Alimentação saudável
Cardápio preparado e acompanhado por nutricionista, estimulando a formação de bons hábitos alimentares.

Sala de leitura
Esse ambiente proporciona o conhecimento de diversos gêneros literários, compreendendo o uso social de cada um deles e viabilizando uma melhor compreensão textual e fluência na leitura. Informática educativa

Atividades recreativas
Promove o desenvolvimento integral do aluno, a convivência saudável e o espírito de equipe.

Musicalização
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.

Galeria de Fotos